Após o nascimento de uma criança é normal que as atenções do casal estejam voltadas para este novo membro da família e, assim, a vida privada e a parte afetiva e sexual do casal pode ficar em segundo plano, o que pode comprometer a longo prazo a harmonia da relação. Mas, o que se pode fazer para minimizar este problema? Vamos entender o que acontece.
Em primeiro lugar, estes fenômenos já tem de serem trabalhados durante a gestação. São inúmeras mudanças físicas, orgânicas e emocionais. O ideal é que o casal esteja ciente destas transformações, como diminuição da libido, queixas das gestantes com enjoos, mudanças no corpo que modificam a dinâmica da relação sexual, entre outros fatores.
Após o nascimento, no chamado puerpério, em que há transformações no corpo da mulher para restabelecer o organismo, o medo da dor na relação sexual e de engravidar novamente geralmente é o que mais aflige as mulheres. É recomendado que o retorno das relações sexuais seja 30 a 40 dias após o parto, pois a mulher necessita deste período de recuperação. O interior do útero estará se refazendo das mudanças ocasionadas pela gravidez. Além disso, nessa fase, a penetração além de dolorosa, aumenta o risco de a mulher desenvolver algum tipo de infecção no útero.
Também outro fator que pode dificultar as relações sexuais e torná-las mais dolorosas é a diminuição da lubrificação vaginal. Modificações hormonais são responsáveis por este fato, e se a mulher estiver amamentando, esta circunstância pode prolongar-se até ao desmame. Assim, as puérperas podem usar um produto lubrificante para diminuir o incômodo e dor na relação sexual.
Passado este período, continuam as mudanças e desafios. Baixa auto-estima tanto pelo pai que se sente rejeitado e pela mãe pelas mudanças no corpo, falta de tempo, falta de privacidade e o cansaço físico podem interferir na vida a dois. É importante que o casal reafirme o amor e cumplicidade neste momento, seja com elogios, criatividade, e valorização do tempo em que estão a sós. Arrumar a agenda para propiciar esse resgate da intimidade é sempre válido para a relação não cair na rotina. E lembre-se: vocês dois são à base da família, então se não houver harmonia do casal, dificilmente haverá uma relação saudável e prazerosa no dia a dia da família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário